Placa bacteriana: um dos problemas bucais mais comuns pode ser eliminado com escovação e uso de fio dental

O QUE É A PLACA BACTERIANA?

A placa bacteriana, chamada de biofilme pelos dentistas, é uma pequena película grudenta que se forma sobre nossos dentes. Todos nós temos essa placa por conta das inúmeras bactérias existentes na boca. Mas quando não realizamos a limpeza bucal e deixamos acumular é quando começa o problema. “Após uma refeição, restos de alimentos tendem a ficar depositados sobre e entre os dentes e a gengiva. Neste momento começa uma interação entre as bactérias e os resíduos alimentares, daí a formação da placa bacteriana”. Que situação, né?

EXISTEM SINTOMAS ?

Inicialmente, a placa bacteriana não provoca sinais ou sintomas graves, a não ser a sensação de dentes rugosos. “Esse ambiente áspero facilita o acúmulo de mais placa bacteriana que resulta na progressão da doença”. Após alguns dias, essa placa pode provocar efeitos mais sérios, como sangramento na gengiva, vermelhidão, inchaço, halitose e sensibilidadeque são sintomas bem comuns da gengivite.

SE NÃO CUIDAR, PODE PIORAR

Como passar dos dias a placa sofre um processo de mineralização e endurece, dando origem aos cálculos ou tártaros. Sobre estes cálculos, uma nova placa surge, com isso, a gengivite pode evoluir para periodontite, doença onde o osso e outras estruturas de suporte dos dentes são comprometidas”.

NÃO DISPENSE O SEU DENTISTA

Quando há formação de tártaro a visita ao dentista se torna inevitável. “Somente o periodontista irá, através de exames, detectar ou não a presença de doença periodontal e proceder com o correto tratamento, que se resume, na maioria das vezes, em raspagens dos cálculos dentários e outros cuidados profissionais”.

NÃO DEIXE ESTE PROBLEMA ATRAPALHAR SEU SORRISO

Você não quer deixar esse problema acabar com seu sorriso, né? Então, só seguir as recomendações do dentista. “A correta higiene bucal, com escovações após as principais refeições e uso de fio dental, consegue-se manter dentes e gengivas sempre saudáveis”.

Fonte: Sorrisologia